Inscrições pela internet para cursos profissionalizantes do Colégio Técnico da UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anuncia a abertura de inscrições, exclusivamente pela Internet, para o Processo Seletivo 2018 do Colégio Técnico (Coltec), no período de 3 a 30 de outubro de 2017, para ingresso na primeira série dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado.

O valor da taxa de inscrição para o processo seletivo é de R$95,00. Para requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato ou o representante legal dele, deverá acessar pela Internet a página eletrônica da Copeve – www.ufmg.br/copeve, no período de 11 de setembro de 2017 até às 17 horas do dia 15 de setembro de 2017; fornecer o Número de Identificação Social (NIS); preencher declaração de que o candidato e/ou a família são participantes de programas sociais do governo federal; preencher a declaração de que o candidato é membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto no 6.135/2007.

A declaração falsa sujeitará o candidato ou seu representante legal, quando for o caso, às sanções previstas em lei, e imprimir o comprovante de inscrição, para acessar, pela Internet na página eletrônica da Copeve – www.ufmg.br/copeve, o resultado final do Programa de Isenção.

CURSOS E INSCRIÇÕES

São oferecidas 180 vagas, que serão distribuídas pelos cinco Cursos Técnicos de Nível Médio Integrados, com duração de até quatro anos, da seguinte forma:

  1. a) 50% das vagas serão reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas brasileiras.
  2. b) 50% das vagas serão de livre concorrência, entre candidatos da rede pública com renda bruta mensal de até 1,5 salários mínimos per capita e outros independente da renda familiar.

Os candidatos podem escolher os cursos de Técnico em Eletrônica, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Automação Individual, Técnico em Análises Clínicas e Técnico em Química.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será feito por meio de prova escrita, constituída de 60 questões de múltipla escolha, composta por 15 questões de Língua Portuguesa, 18 questões de Ciências Naturais, 15 questões de Matemática, seis questões de Geografia e seis questões de História Geral e do Brasil,  que valerão 1 (um) ponto cada uma.

As questões da prova escrita avaliam as capacidades de compreensão, análise, síntese e avaliação, enfatizando e valorizando o raciocínio e a competência crítica, mediante exploração de conhecimentos relativos a conteúdos dos programas.

MATRÍCULA – No ato do registro acadêmico (matrícula), será exigida a apresentação do original e de uma cópia, legível e sem rasuras, do certificado de conclusão e do histórico escolar do Ensino Fundamental. O candidato que for selecionado na Reserva de vagas deverá apresentar a comprovação de todo o Ensino Fundamental, realizado em Escola Pública, documento de Identidade, CPF, documento de Identidade de um dos pais do candidato, ou do responsável legal, quando se tratar de menor de idade, três fotografias (3 x 4) recentes do candidato.

Renato Ilha, jornalista (MTb 10.300)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *