Cinco doenças causadas pelo uso excessivo de tecnologia

Doenças causadas pelo uso excessivo de tecnologias já são realidade e tem gerado preocupação. Problemas de memória, ansiedade e náusea digital são sintomas da nova enfermidade. Tais doenças são reconhecidas pelas organizações médicas e passaram a ser consideradas como variantes de distúrbios já existentes.

EFEITO GOOGLE

Graças à internet, as perguntas podem ser respondidas a partir de alguns cliques. O processo de armazenamento de dados conectados (on-line) vem retirando do cérebro humano a capacidade de arquivar conhecimento.

TRANSTORNO DA DEPENDÊNCIA DA INTERNET

Acessar a internet de forma descontrolada pode ser um sintoma do transtorno de dependência da internet. Especialistas associam a doença a outros tipos de problemas, como a depressão, Transtorno de Déficit de Atenção, ansiedade social e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). O transtorno faz com que a pessoa abandone atividades da rotina, como comer ou até tomar banho.

NOMOPHOBIA

A nomophobia é outra doença causada pela tecnologia. O termo é a abreviação da expressão inglesa “no-mobile phobia”, que significa receio em ficar sem telefone móvel. A doença é caracterizada pela ansiedade em não ter um dispositivo móvel nas mãos. Durante curtos períodos de tempo, como uma reunião de trabalho, a pessoa sofre de angustia e fica ansiosa por ser obrigada a ficar separada do aparelho.

SÍNDROME DO TOQUE FANTASMA

A sensação de que o telefone está vibrando, sem que o aparelho estivesse tocando é mais uma sensação causada pelo uso excessivo de tecnologia, que provoca breves delírios.

NÁUSEA DIGITAL

A sensação de vertigem ou desorientação ao interagir com alguns ambientes digitais pode ser causada pelo movimento tridimensional dos ícones localizados nos dispositivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *